Posteado por: javibrasil | 24 julio 2005

BRAZUCA

Futebol? Futebol não se aprende na escola
No país do futebol o sol nasce para todos mas só brilha para poucos e brilhou pela janela do barraco da favela onde morava esse garoto chamado Brazuca
Que não tinha nem comida na panela mas fazia embaixada na canela e deixava a galera maluca
Era novo e já diziam que era o novo Pelé
Que fazia o que queria com uma bola no pé
Que cobrava falta bem melhor que o Zico e o Maradona e que driblava bem melhor que o Mané, pois é
E o Brazuca cresceu, despertando o interesse em empresários e a inveja nos otários
Inclusive em seu irmão que tem um poster do Romário no armário
Mas joga bola mal pra caralho
O nome dele é Zé Batalha
E desde pequeno ele trabalha pra ganhar uma migalha que alimenta sua mãe e o seu irmão mais novo
Nenhum dos dois estudou porque não existe educação pro povo no país do futebol
Futebol não se aprende na escola
É por isso que Brazuca é bom de bola

No país do futebol quase tudo vai mal
Mas Brazuca é bom de bola, já virou profissional
Campeão estadual, campeão brasileiro
Foi jogar na seleção, conheceu o mundo inteiro
E o mundo inteiro conheceu Brazuca com a dez
Comandando na meiúca como quem joga sinuca com os pés
Com calma, com classe, sem errar um passe
O que fez com que seu passe também se valorizasse
E hoje ele é o craque mais bem pago da Europa
Capitão da seleção, tá lá na Copa
Enquanto o seu irmão, Zé Batalha, e todo o seu povão, a gentalha da favela de onde veio, só trabalha
Suando a camisa, jogado pra escanteio
Tentando construir uma jogada mais bonita do que a grama que carrega na marmita
Contundido de tanto apanhar
Confundido com bandido
Impedido
Pode parar!!
Sem reclamar pra não levar cartão vermelho
Zé Batalha sob a mira da metralha de joelhos
Tentando se explicar com um revólver na nuca:
Eu sou trabalhador, sou irmão do Brazuca!
Ele reza, prende a respiração
E lá na Copa, pênalti a favor da seleção
Bola no lugar, Brazuca vai bater
Dedo no gatilho, Zé Batalha vai morrer
Juiz apitou… Tudo como tinha que ser:
Tá lá mais um gol e o Brasil é campeão
Tá lá mais um corpo estendido no chão

(…)

O país ficou feliz depois daquele gol
Todo mundo satisfeito, todo mundo se abraçou
Muita gente até chorou com a comemoração
Orgulho de viver nesse país campeão
E na favela, no dia seguinte, ninguém trabalha
É o dia de enterrar o que sobrou do Zé Batalha
Mas não tem ninguém pra carregar o corpo
Nem pra fazer uma oração pelo morto
Tá todo mundo com a bandeira na mão esperando a seleção no aeroporto
É campeão da hipocrisia, da violência, da humilhação
É campeão da ignorância, do desespero, desnutrição
É campeão da covardia e da miséria, corrupção
É campeão do abandono, da fome e da prostituição

Brazuca (Gabriel o Pensador / André Gomes / Ciro Cruz)

¿Fútbol? El fútbol no se aprende en el colegio.
En el país del fútbol el sol nace para todos
pero solo brilla para unos pocos
y brillo por la ventana de la chabola de la “favela”
donde vivía ese chico llamado Brazuca
que no tenia ni que comer
pero dejaba a la gente loca
haciendo malabarismos con el balón.

Era joven y ya decían que era el nuevo Pelé
que hacia lo que quería con una pelota en los pies
que tiraba las faltas mejor que Zico y Maradona
y que regateaba mucho mejor que Garrincha.

Brazuca creció, despertando el interés en los empresarios
y la envida de los idiotas
incluso de su hermano, que tiene un póster de Romario en el armario
pero que juega fatal
El nombre de él es Ze Batalha
y desde pequeño trabaja para ganar una miseria
que sirve para alimentar a su madre y a su hermano mas pequeño

Ninguno de los dos estudio por que no existe educación
en el país del fútbol.
El fútbol no se aprende en el colegio
por eso Brazuca es tan bueno jugando.

(…)

En el país del fútbol casi todo va mal
pero Brazuca es bueno jugando, y ya es profesional
Campeón regional, campeón nacional
Jugo en la selección, ya conoce el mundo entero
y el mundo entero conoció a Brazuca con el numero 10
dirigiendo el medio del campo como quien juega al billar con los pies
Con calma, con clase, sin fallar un pase
lo que hizo que su fichaje también se revalorizase
Y hoy es el “crack” mejor pagado de Europa
Capitán de la selección, esta ahora en el Mundial
mientras su hermano, Ze Batalha, y toda la gente de la favela
de donde vino, solo hace que trabajar, sudando la camisa, marginados
intentando construir una jugada mas bonita
que la comida que lleva en la tartera.
Jodido por tanto sufrimiento
confundido con un delincuente
En fuera de juego
Sin protestar para no ganarse la tarjeta roja
Ze Batalha esta bajo el punto de mira de la pistola, de rodillas
intentando explicarse con un revolver en la nuca:
¡Soy un trabajador! ¡Soy el hermano de Brazuca!
Reza, contiene la respiración
Y allá, en el Mundial, penalti a favor de la selección.
Se coloca el bacón; Brazuca va a chutar
Dedo en el gatillo; Ze Batalha va a morir
El arbitro pito…todo como tiene que ser:
ya esta: gol y Brasil es campeón
ya esta: un cuerpo mas tirado en el suelo

(…)

El país enloqueció después de aquel gol
todo el mundo satisfecho, todo el mundo se abrazo
mucha gente hasta lloro en la celebración
orgulloso de vivir en ese país campeón
Y en la favela, al día siguiente, nadie trabaja
Es el día de enterrar lo que sobró de Ze Batalha
pero no hay nadie para cargar el cadáver
ni para hacer una oración por el muerto
por que esta todo el mundo con la bandera en la mano
esperando a la selección en el aeropuerto
Campeones: de la hipocresía, de la violencia, de la humillación
Campeones: de la ignorancia, de la desesperanza, de la desnutrición
Campeones: de la cobardía y de la miseria, de la corrupción
Campeones: del abandono, del hambre y de la prostitución


Responses

  1. echale un vistazo a esta pagina es brasileña…:)
    http://celebratelife.zip.net/

  2. É, Javi, eu já escutei esta canção no rádio….e é a pura realidade do meu país……quanta ignorância, não??
    Saludos…
    Michelle

  3. Durísima realidad del mundo de las favelas… durísimo y verdadero contraste de la vida… círculo vicioso del que es difícil salir

  4. Essa letra dura, mas é ainda mais duro saber que a realidade é mais dura…

  5. .


Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

Categorías

A %d blogueros les gusta esto: